Dezenas de milhares de pessoas protestaram nas ruas de Roma, convocadas pelo Partido Democrata italiano (oposição), contra a política do governo conservador de Silvio Berlusconi, informa a agência Lusa.

A afluência de pessoas excedeu as previsões do partido que convocou a manifestação, que terminará com um discurso do líder dos democratas, Walter Veltroni. «Esta é, segundo nos parece, a maior manifestação convocada por um partido nos últimos anos em Itália», declarou à imprensa.

A manifestação decorreu com tranquilidade, segundo a polícia, mas os manifestantes atacam fortemente Berlusconi e o seu governo com piadas jocosas, enquanto entoam canções populares tradicionais da esquerda italiana.

Na manifestação também há cartazes a favor do candidato à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, cuja divisa para as eleições «Yes, we can» (Sim, podemos) é muito semelhante à utilizada por Veltroni «Si puo fare» (Pode ser feito) nas eleições de Abril passado quando Berlusconi obteve a maioria absoluta.
Redação