Síria: equipa de salvamento filma "Mannequin Challenge" em Alepo - TVI

Síria: equipa de salvamento filma "Mannequin Challenge" em Alepo

Manequin Challenge em Alepo

Capacetes brancos aderiram ao novo desafio viral da internet para passarem uma mensagem de alerta ao mundo. No vídeo, dois homens retiram um ferido dos escombros na cidade síria

O grupo civil sírio de salvamento e resgate divulgou, na internet, o seu "Mannequin Challenge" na cidade de Alepo. Nas imagens “congeladas” aparecem dois homens que retiram um ferido do meio dos escombros.

Mas o vídeo, da autoria das Forças Revolucionárias da Síria (RFS), publicado no YouTube, não serve o mesmo propósito dos demais desafios difundidos na rede.

O desafio do manequim de Alepo surge como um alerta para o mundo sobre as condições de resgate e a destruição que se abateu sobre a cidade. Os combates e bombardeamentos por parte do exército sírio, apoiado pela Rússia, mas também pela coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos tem vitimado centenas de civis e deixado um rasto de destruição.

Desde terça-feira, altura em que o regime de Bashar al-Assad retomou os ataques aéreos depois de três semanas de calmaria, os bombardeamentos sobre a cidade síria já mataram mais de 300 pessoas nos distritos a leste de Alepo, controlados pelos rebeldes.

Um porta-voz RFS disse à CNN o grupo usou a hashtag #MannequinChallenge para "atingir o público ocidental" e "mostrar-lhes parte do sofrimento sírio."

A força das imagens disputou críticas nas redes sociais. Muitos internautas não perceberam a mensagem, mas a RFS fala em “erro de julgamento”.

"Este vídeo e os cargos relacionados foram registados pela RFS com voluntários sírios da Defesa Civil, que esperavam criar uma conexão entre o horror da Síria e o mundo exterior usando o viral 'desafio Mannequin'. Este foi um erro de julgamento, e pedimos desculpas em nome dos voluntários envolvidos ", referiu a RSF em comunicado, citado pela cadeia de televisão norte-americana.

Continue a ler esta notícia