Boston: suspeitos são irmãos da Chechénia - TVI

Boston: suspeitos são irmãos da Chechénia

Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos, é o que está em fuga. Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, morreu

Relacionados
Notícia atualizada às 23:09

Os dois suspeitos do atentado durante a maratona de Boston, um que está morto e outro em fuga, são irmãos da Chechénia e viviam nos Estados Unidos.

A identidade do suspeito que continua em fuga na zona de Watertown foi confirmada pela polícia de Boston: trata-se de Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos, e tinha residência em Cambridge, Massachusetts.

O mais velho, que morreu, é Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos.

O gabinete do presidente da Chechénia, Ramzan Kadyrov, negou à Interfax qualquer ligação desta região aos dois irmãos. Segundo esta fonte, Tamerlan Tsarnaev e Dzhokhar Tsarnaev deixaram a Chechénia há «muitos anos», mudaram-se para o Cazaquistão e depois foram para os Estados Unidos.

As autoridades norte-americanas levantaram, pelas 23:00 (18:00 locais), o recolher obrigatório para os habitantes de Boston, que estava em vigor desde as primeiras horas desta sexta-feira, mas avisaram a população para estar alerta enquanto procuram o suspeito.

Pelo menos três homens já foram detidos sem terem nenhuma relação com o atentado.

Antes de chegarem à zona de Watertown, os dois suspeitos mataram um polícia no Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) e efetuaram um assalto por «carjacking».

Houve um tiroteio com a polícia, durante o qual um dos suspeitos foi atingido, tendo acabado por morrer no hospital.

Suspeito em fuga chegou aos EUA com oito anos

A CNN divulga novos dados sobre a identificação dos dois irmãos, citando uma fonte do FBI. Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, chegou aos Estados Unidos a 1 de julho de 2002, então com oito anos, com um visto de turista. Pediu asilo e tornou-se cidadão americano a 11 de setembro de 2012.

O irmão mais velho, Tamerlan Tsarnaev, que foi morto pela polícia durante um tiroteio, chegou aos EUA quatro anos mais tarde, a 6 de setembro de 2006, tinha então 20 anos. Ao contrário de Dzhokhar, Tamerlan não estava naturalizado, apesar de se encontrar em situação legal no país.

De acordo com a CNN, que citou fonte do FBI, Tamerlan Tsarnaev foi interrogado pela polícia federal em 2011 por suspeitas de ligação a grupo extremista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados