Ministro australiano lembra comentários «descaradamente racistas» de Thatcher - TVI

Ministro australiano lembra comentários «descaradamente racistas» de Thatcher

Margaret Thatcher

Bob Carr explicou que a sua mulher, de origem malaia, «afortunadamente» não ouviu o comentário da ex-primeira-ministra britânica

O chefe da diplomacia australiana, Bob Carr, recordou que a falecida antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher fez no passado comentários «descaradamente racistas» contra os asiáticos, revelou a cadeia ABC.

Numa entrevista à cadeia televisiva australiana na China, onde está de visita, Bob Carr explicou que Thatcher, já retirada da vida política, o advertiu que se a Austrália permitisse a entrada de imigrantes asiáticos «terminaria como as Fiji», onde os imigrantes tomaram conta do país.

«Fiquei estupefacto», disse Carr, que era na altura presidente do governo do estado australiano de Nova Gales do Sul, ao explicar que na reunião estava presente a sua mulher Helena, de origem malaia, e que «afortunadamente» não ouviu o comentário de Thatcher.

Bob Carr disse ainda que Thatcher mostrou, no entanto, grandeza nas suas afirmações sobre o papel do Estado e a natureza do comunismo totalitário, embora tivesse um pensamento fora de moda que talvez explique a sua substituição no partido nos anos de 1990.

Margaret Thatcher morreu segunda-feira em Londres.
Continue a ler esta notícia