As candidaturas para o programa DiscoverEU abriram esta terça-feira. A iniciativa da Comissão Europeia visa disponibilizar gratuitamente 60 mil passes para jovens entre os 18 e os 20 anos.

Ao longo dos últimos 18 meses, num verdadeiro espírito de solidariedade, os nossos jovens sacrificaram momentos decisivos da sua juventude. Congratulo-me com o facto de a Comissão dar hoje um enorme impulso à mobilidade na Europa graças a estes 60 000 passes de comboio. Este impulso europeu à mobilidade e às oportunidades continuará a ser promovido pelo programa Erasmus+ e por muitas outras iniciativas a lançar no Ano Europeu da Juventude, em 2022, afirmou Margaritis Schinas, vice-presidente responsável pelo Promoção do Modo de Vida Europeu.

As candidaturas estão abertas até às 12:00 do dia 26 de outubro. Podem inscrever-se jovens europeus nascidos entre 1 de julho de 2001 e 31 de dezembro de 2003.

"Excecionalmente, os jovens de 19 e 20 anos de idade também podem candidatar-se, uma vez que as fases de candidaturas em que podiam participar foram adiadas devido à pandemia de covid-19", acrescenta Bruxelas.

Os candidatos escolhidos poderão viajar, por um período máximo de 30 dias, entre os meses de março de 2022 e fevereiro de 2023.

A cada Estado-Membro será atribuído um número de passes de acordo com a proporção da sua população face à da União Europeia.

Pedro Falardo