Eleição de Trump é "uma vitória do povo contra as elites" - TVI

Eleição de Trump é "uma vitória do povo contra as elites"

Marine Le Pen (Ian Langsdon/EPA)

Extrema-direita francesa congratula vitória do republicano nos Estados Unidos e considera que o resultado das presidenciais norte-americanas aumenta as hipóteses da Frente Nacional nas presidenciais em França

A francesa Marine Le Pen, líder da Frente Nacional, partido da extrema-direita, considerou este domingo que a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos aumenta as suas hipóteses de obter um bom resultado nas eleições presidencias francesas do próximo ano.

Trump "tornou possível o que até agora se afigurava como impossível", afirmou Le Pen em entrevista à cadeia televisiva britânica BBC, acrescentando que se tratou de "uma vitória do povo contra as elites" e que é possível repetir o feito em França.

A eleição de Trump pelo Partido Republicano para presidente dos Estados Unidos (EUA) "é uma pedra adicional na construção de um novo mundo, destinado a substituir o antigo", afirmou Le Pen, citada pela agência de notícias espanhola (EFE).

O discurso extremista de Marine Le Pen tem vindo a ganhar força desde os atentados de Paris. A líder da Frente Nacional considera que os problemas de insegurança e terroristo que têm assolado a Europa são consequência do fluxo de migração e da livre circulação no velho continente. Entre as várias aspirações da extrema-direita francesa, Le Pen defendeu, há uma no aquando dos atentados em Paris, que França deve "aniquilar" os radicais islâmicos e recuperar o controlo de suas fronteiras

Continue a ler esta notícia