Vídeo de agressão a vacas leva a retirada de carne - TVI

Vídeo de agressão a vacas leva a retirada de carne

  • Portugal Diário
  • 20 fev 2008, 14:16
Imagem do vídeo da organização Humane Society of the United States

Activista empregou-se num matadouro e recolheu as imagens (veja o vídeo)

Relacionados
Um vídeo de vacas doentes a serem maltratadas num matadouro norte-americano conduziu à maior ordem de retirada de carne do mercado dos EUA, 64 milhões de quilos ao todo.

As imagens foram recolhidas por um elemento da organização «The Humane Society of the United States», que conseguiu empregar-se no matadouro Hallmark/Westland Meat Packing Co., em Chino, no estado da Califórnia.

Segundo o jornal Los Angeles Times, o indivíduo, que preferiu não se identificar, trabalhou no local durante seis semanas e recolheu as imagens dos maus tratos aos animais através de uma câmara escondida.



Além dos actos de violência denunciados, o responsável pela revelação apontou que alguns dos animais abatidos não correspondiam às normas para consumo, por se encontraram doentes.

Depois de ter recolhido as imagens, o investigador da organização enviou-as para um procurador judicial do condado de San Bernardino, que abriu duas queixas contra dois trabalhadores, que foram detidos. O matadouro foi encerrado.

A ordem de retirada da carne do mercado, anunciada pelo departamento de estado da agricultura, apesar de ser a maior de sempre da história dos EUA, acabou por não ter grandes efeitos práticos, já que maior parte da carne havia sido já consumida.

As autoridades apontam, contudo, que os riscos para a saúde são mínimos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados