França: neve cancela vários voos - TVI

França: neve cancela vários voos

Paris

Há também restrições à circulação de pesados em várias regiões

Relacionados
A queda de neve e a formação de gelo desde terça-feira levou ao cancelamento de voos, esta quarta-feira, em vários aeroportos franceses e à interdição do tráfico de pesados em várias regiões do país, escreve a Lusa.

Em virtude das condições meteorológicas na noite de terça-feira, no Centro e Sul do país, foi afectada a principal rota rodoviária de ligação a Espanha e Portugal, através dos Pirinéus.

Duas empresas de camionagem contactadas pela Lusa em Paris confirmaram as perturbações no tráfego, sobretudo na passagem dos Pirinéus e na travessia do País Basco em Espanha.

À meia-noite, «cerca de quatro mil pesados estavam parqueados na zona Oeste» da França, após a interdição de circulação declarada pelas autoridades, informou em comunicado o Centro Nacional de Informação Rodoviária (CNIR).

Apesar de uma melhoria registada ao final da madrugada de hoje, a circulação de pesados (com tonelagem superior a 7,5 toneladas) está «totalmente interditada em direcção à Île-de-France» até às 12:00, na Alta e Baixa Normandia, Bretanha, Loire e em toda a região Centro, anunciou o CNIR.

O tráfego aéreo está também a ser perturbado. A Aigle Azur, uma das companhias que voa diariamente de Paris para Lisboa e Porto, afirmou à Lusa que fez «re-routing» dos primeiros voos do dia, efectuando escalas de forma a poder servir todos os passageiros apesar da perturbação nos voos directos.

A Direcção Geral de Aviação Civil francesa (DGAC) pediu terça-feira às companhias aéreas a anulação de 30 a 50 por cento dos voos previstos para hoje nos aeroportos de Roissy-Charles de Gaulle e Orly, em virtude da previsão de queda de neve e também do anúncio de greves pelas centrais sindicais.

Em Orly, o tráfego estará reduzido a 50 por cento e um responsável da DGAC afirmou terça-feira que «haverá ao mesmo tempo um efeito meteorológico e um efeito grevista (na perturbação), sem que seja possível avaliar o que será consequência de um e de outro».

Outros aeroportos com redução de tráfego são os de Lyon, Nice, Marselha e Toulouse, que têm ligações a aeroportos portugueses.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE