John MCain defende Sarah Palin - TVI

John MCain defende Sarah Palin

Convenção Republicana

Republicano diz que governadora do Alasca não prejudicou a sua candidatura à presidência dos EUA

Depois da derrota eleitoral na corrida à Casa Branca, a «número dois» do republicano John McCain tem sido alvo de notícias que colocam em causa a sua capacidade e dizem que não estava preparada para assumir a vice-presidência dos EUA. As fontes dessas informações têm sido, segundo os media norte-americanos que as veiculam, assessores de campanha de McCain. Mas, na sua primeira entrevista depois das eleições, este defendeu Sarah Palin.

Numa conversa com Jay Leno, no programa «Tonight Show» da estação NBC, o republicano desmentiu qualquer relação tensa com Palin. «Estou muito orgulhoso dela, estou grato por ter aceite concorrer ao meu lado. Ela inspirou as pessoas, e ainda continua a fazê-lo», apontou o senador do Arizona.

McCain garantiu não dar crédito a criticismos, nem a alegações sobre a falta de preparação da governadora do Alasca, que segundo algumas notícias seria tão profunda que não saberia sequer que África é um continente e não um país. O republicano assegurou mesmo: «Não podia estar mais satisfeito com Sarah Palin».

Questionado sobre se em 2012 estaria disposto a voltar a disputar a presidência, numa altura em que terá 76 anos, John McCain considerou essa hipótese pouco provável. «Penso que não (...). Vamos ter uma nova geração de líderes».
Continue a ler esta notícia