O primeiro-ministro, António Costa, parabenizou este domingo o atleta Miguel Monteiro, pela conquista da medalha de bronze no lançamento do peso F40, nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.

O português, de 20 anos, conquistou hoje o bronze no concurso de lançamento do peso F40, para atletas de baixa estatura, com a marca de 10,76 metros, numa final na qual o recorde mundial (11,01), que lhe pertencia, foi batido três vezes, numa “luta” que envolveu Denis Gnezdilov, do Comité Paralímpico da Rússia, e o iraquiano Garrah Tnaiash.

No primeiro lançamento, o russo marcou 11,02, e liderou o concurso até à última tentativa, na qual o iraquiano marcou 11,15, fazendo cair o recorde e assumiu a liderança da prova.

Na sua derradeira tentativa, Denis Gnezdilov fixou novo recorde mundial, com 11,16, assegurou o ouro e “empurrou” Garrah Tnaiash para a prata.

Portugal conseguiu a sua primeira medalha nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, nos quais soma também cinco diplomas.

Presidente da República felicita a primeira medalha conquistada

O Presidente da República felicitou o atleta Miguel Monteiro pela conquista da medalha de bronze na prova de Lançamento do peso F40.

Depois do quinto lugar no Rio de Janeiro e de se ter sagrado campeão europeu, Miguel Monteiro alcançou a tão desejada e merecida medalha olímpica, a primeira para Portugal nestes Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Em nome de Portugal e dos Portugueses, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita e agradece a Miguel Monteiro", pode ler-se na nota publicada no site da Presidência.

/ RL