Suspeita de sabotagem retira Nurofen Plus do mercado britânico - TVI

Suspeita de sabotagem retira Nurofen Plus do mercado britânico

Medicamentos (arquivo)

Descobertos psicotrópicos e antiepiléticos em algumas embalagens

O fabricante do analgésico Nurofen Plus decidiu retirar o medicamento de venda livre do mercado britânico, por suspeita de sabotagem, depois de terem sido descobertos psicotrópicos e antiepiléticos em algumas embalagens. O medicamento Nurofen Plus, uma variante do Nurofen, não é comercializado em Portugal.

«O Nurofen Plus foi retirado do mercado [britânico]», refere a farmacêutica Reckitt Benckinser, num comunicado divulgado na sexta-feira, citado pela agência France Press.

Na nota, a empresa refere que «os consumidores devem entregar as embalagens de Nurofen Plus nas farmácias, já que foram descobertos outros medicamentos em cinco caixas». «Suspeitamos de sabotagem e estamos a trabalhar com a polícia no sentido de descobrir quem a pessoa, ou pessoas, responsáveis», pode ler-se no comunicado.

A distribuição e fabrico do Nurofen Plus foram suspensas para abrir caminho à investigação, acrescenta a empresa, garantindo que não há qualquer risco para a saúde dos consumidores.

De acordo com a Reckitt Benckinser, há neste momento mais de 250 mil embalagens de Nurofen Plus nas farmácias britânicas. A polícia de Londres, que descobriu as quatro embalagens suspeitas, confirmou que vai avançar com uma investigação.

A decisão de retirar o Nurofen Plus do mercado britânico foi tomada após um aviso das autoridades britânicas de saúde que dava conta da presença de Seroquel XL, um psicotrópico utilizado para tratar esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno bipolar, em embalagens daquele analgésico. De acordo com a Reckitt Benckiser, duas pessoas tomaram o medicamento adulterado mas estão bem de saúde.
Continue a ler esta notícia