Abbas chegou aos Estados Unidos - TVI

Abbas chegou aos Estados Unidos

  • Portugal Diário
  • 25 nov 2007, 10:11

Presidente palestiniano vai participar numa reunião internacional sobre o Médio Oriente

Relacionados
O presidente palestiniano, Mahmud Abbas, chegou sábado à noite aos Estados Unidos para participar na reunião internacional sobre o Médio Oriente que se realizará terça-feira em Annapolis sob a égide do presidente George W.Bush, escreve a Lusa.

O avião que transportou Abbas a partir de Marrocos, onde manteve um encontro com o rei Mohammed VI, aterrou pouco antes das 23:30 locais na base militar de Andrews, perto de Washington, de acordo com fontes locais.

«Venho a Annapolis para tentar concretizar as aspirações e o sonho do povo palestiniano de estabelecer o seu Estado independente», declarou Abbas a jornalistas da imprensa palestiniana a bordo do avião.

«Desejamos que Annapolis conduza à aplicação das resoluções internacionais, como o Roteiro para a Paz (um plano de paz internacional), a Iniciativa de paz árabe e a visão do presidente Bush» de dois Estados, Israel e Palestina, acrescentou.

Em Annapolis devem reunir-se, para além de Mahmud Abbas e do primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, representantes de quatro dezenas de países, sob a égide de Bush.

«Esta presença demonstra que a comunidade internacional quer apoiar o processo de paz», considerou o presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANC).

A conferência visa relançar o processo de paz no Médio Oriente, em ponto morto há cerca de sete anos, com o propósito de criação de um Estado palestiniano, sendo o esforço diplomático mais importante da administração Bush no referente ao conflito israelo-palestiniano.

Os países da Liga árabe, reunidos no Cairo, decidiram sexta-feira participar a nível ministerial na reunião internacional de Annapolis.

Ehud Olmert, por seu turno, é esperado nos Estados Unidos hoje de manhã, devendo os líderes palestiniano e israelita encontrar-se com George W. Bush na segunda-feira.

Palestinianos e israelitas tentaram em vão produzir um documento comum sobre grandes linhas de entendimento, mas desistiram face à amplitude do fosso que os separa.

Em declarações à imprensa em Washington, o chefe dos negociadores palestinianos, Ahmad Qorei, manifestou esperança de que um tratado de paz israelo-palestiniano possa ser concluído antes do fim do mandato do presidente Bush, o «pai» da visão de dois Estados.

«Esperamos que esta conferência seja coroada de êxito e que atinja os objectivos para que foi convocada, nomeadamente o relançamento de negociações com um mecanismo de acompanhamento eficaz para que permita resultados durante o mandato do presidente Bush», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados