Uma delegação do jornal Mensageiro de Bragança foi recebida esta quarta-feira, na Santa Sé, pelo papa Francisco no âmbito dos 75 anos da publicação mais antiga do Nordeste Transmontano, divulgou o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.

Numa nota enviada à imprensa, aquele órgão diocesano informa que uma delegação composta pelo bispo José Cordeiro e responsáveis pelo jornal foi recebida pelo papa, esta quarta-feira, na audiência geral que decorreu na Santa Sé, em Roma, e que a visita aconteceu no âmbito dos 75 anos do semanário oficial da diocese.

Os membros da delegação de Bragança «tiveram a oportunidade de cumprimentar o papa Francisco no final da audiência geral, que habitualmente se realiza às quartas-feiras na Praça de S. Pedro, no Vaticano, e entregar-lhe em mão um exemplar da edição comemorativa dos 75 anos de Mensageiro de Bragança».

Presentes na audiência geral estiveram também os restantes elementos da redação e parte administrativa, segundo ainda o secretariado das comunicações da diocese.

O jornal diocesano foi fundado pelo bispo Abílio Vaz das Neves e teve a sua primeira edição publicada no dia 01 de janeiro de 1940.

O seu primeiro diretor foi o Cónego Manuel Formigão, cujo processo de beatificação se encontra em curso.

O Mensageiro de Bragança mantém publicações de forma ininterrupta desde então, atualmente com uma periocidade semanal e uma tiragem média mensal de cerca de cinco mil exemplares, sendo o jornal mais antigo do distrito de Bragança e o que tem mais assinantes, de acordo ainda com a fonte.
Redação / EC