Indonésia: erupção já provocou 28 mortos - TVI

Indonésia: erupção já provocou 28 mortos

Vulcão do Monte Merapi estava em alerta máximo desde segunda-feira

Relacionados
Artigo actualizado no dia 27/10 às 12:00

Informações mais recentes sobre o vulcão indonésio do Monte Merapi que entrou esta terça-feira em erupção na ilha de Java, avançam que já foram contabilizadas 28 mortes e 14 pessoas feridas, revelou a agência Reuteurs.

Indonésia (perfil)

Sismo e tsunami fazem 40 mortos. Há centenas de desaparecidos

O nível de alerta estava no seu grau máximo desde segunda-feira, escreve a Reuters, e foi colocado em prática um plano de evacuação do sopé do monte, onde vivem mais de 11 mil pessoas.

O nível de alerta estava no seu grau máximo desde segunda-feira, escreve a Reuters, e foi colocado em prática um plano de evacuação do sopé do monte, tendo levado à deslocação de 10 mil pessoas à medida que o nível das cinzas libertadas pelo vulcão subia.

Segundo a Reuters, fontes do hospital Panti Nugroho, de Yogyakarta, citadas pelo jornal confirmam ter recebido 14 habitantes locais com queimaduras. E, ainda, um bebé de três meses que acabou por morrer devido à inalação de cinzas.

As restantes vítimas mortais foram encontradas pelas autoridades, quase carbonizados, perto das suas habitações na zona mais atingida pela erupção. Entre elas um jornalista que tinha ido cobrir a catástrofe.

Estima-se que, no total, 50 pessoas tenham falecido e que novas erupções ocorram nos próximos dias, revelou uma fonte da equipa de resgate, citada pela BBC.

Recorde-se que uma erupção deste vulcão em 1994 provocou a morte de 70 pessoas, mas em 1930 foram 1300 as vítimas mortais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE