Um meteorito considerado extremamente raro foi a causa de um mistério que deixou muita gente perplexa, este sábado, em várias partes do sul do Reino Unido. Pessoas nas cidades de Dorset, Somerset, Devon e Jersey relataram ter visto um raio de luz no céu, seguido de um "explosão sónica", este sábado. Algumas pessoas captaram o evento em vídeo.

Após a explosão, multiplicaram-se os relatos de casas e janelas a abanar. Possibilidade de terramoto foi prontamente descartada pelas Sociedade Geológica Britânica. Também o ministério da Defesa do Reino Unido afastou a autoria da “explosão” sonora.

Após analisar as imagens, vários especialistas confirmam tratar-se de um meteoro e lançaram o alerta às populações para estarem atentas e alertarem as autoridades caso a fragmentos de meteoro, noticia a estação televisiva BBC.

Em declarações à estação, Richard Kacerek, da Rede de Observação de Meteoros do Reino Unido de astrónomos amadores, disse que apenas o meteoro mais brilhante da "classe bólido" poderia produzir uma rara "bola de fogo" em plena luz do dia.

O especialista sublinhou ainda que, para produzir uma luz tão intensa em pleno dia, era necessário que o objeto fosse de “grandes dimensões”.