O Brasil registou temperaturas de mais de 37 graus Celsius na sexta-feira, no início da primavera, com os termómetros a atingirem valores recorde este ano em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

De acordo com o instituto meteorológico ClimaTempo, foram registadas na sexta-feira temperaturas entre 40 e 44 graus Celsius em diferentes áreas de pelo menos 12 dos 27 estados brasileiros, apesar de a primavera ter começado apenas há duas semanas.

No Rio de Janeiro a temperatura chegou aos 43,6 graus Celsius na parte norte da cidade, a temperatura mais alta desde 2014.

Em São Paulo os termómetros atingiram 37,4 graus Celsius, a temperatura mais elevada este ano e a segunda mais alta da história da maior cidade da América do Sul.

Também em Belo Horizonte e Curitiba, as capitais dos estados de Minas Gerais e Paraná, respetivamente, se verificaram, na sexta-feira, as temperaturas mais altas em 2020.

As temperaturas sentidas em grande parte do Brasil resultam de uma massa de ar seco e quente sobre as regiões sudeste e centro-oeste do país, o que reduziu a humidade relativa do ar a níveis de 22%, muito abaixo do ideal considerado pela Organização Mundial de Saúde (40%).

Segundo os meteorologistas, após os valores registados na quinta e sexta-feira, o nível dos termómetros deverá baixar este fim de semana, graças à chegada ao sul do país de uma frente fria da Antártida, que tornará o dia nublado em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em virtude das elevadas temperaturas, da falta de vento e da baixa humidade relativa do ar, a sensação térmica no Rio de Janeiro subiu para 49,4 graus Celsius nos bairros do norte da cidade.

/ LF