A imagem de pai e filha afogados na fronteira mexicana que mostra o drama da migração - TVI

A imagem de pai e filha afogados na fronteira mexicana que mostra o drama da migração

  • 26 jun 2019, 11:33

Imagem dos corpos, com a menina a abraçar o pescoço do pai, é a mais recente prova do drama da migração para os Estados Unidos

Um homem e a filha de quase dois anos, de El Salvador, foram encontrados mortos, a boiar no rio Bravo, no México, quando tentavam chegar aos Estados Unidos. A imagem dos corpos, com a menina a abraçar o pescoço do pai, é a mais recente prova do drama da migração.

Óscar e Valeria Martínez foram descobertos na segunda-feira nas margens do rio depois de a mãe da bebé de um ano e onze meses alertar as autoridades para o desaparecimento dos dois no domingo à tarde.

A mulher contou, segundo o El País, que a família tinha deixado El Salvador por falta de recursos em abril. Os Estados Unidos eram a meta para estes migrantes, mas para alcançar o território norte-americano a partir de Matamoros e evitar a lista de espera da Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, atravessar o rio Bravo surge única como opção.

Muitas pessoas acreditam que se chegarem a nado lhes vão dar asilo e, por desespero, lançam-se ao rio em vez de esperarem em centros migratórios”, contou Abraham Pineda-Jácome, o correspondente da agência Efe naquela região mexicana.

De acordo com uma fotógrafa que assistiu aos trabalhos de resgate dos corpos, o homem teria já deixado a filha no lado norte-americano. Foi quando voltou a atravessar o rio para ir buscar a mãe que as coisas complicaram.

A mãe contou que o marido tinha atravessado o rio com a filha até Brownsville (no Texas) e quando voltou para atravessar a mulher, a menina atirou-se à água”, descreveu Julia Le Duc, citada pelo El País.

O desespero da mulher atraiu a atenção dos que se cruzavam com ela que acabaram por chamar as autoridades. Durante todo o domingo foram feitas buscas, mas foi na segunda-feira de manhã que os corpos foram descobertos.

O momento da descoberta foi registado em fotografias, que mostram a menina por dentro da t-shirt do pai e com o braço à volta do pescoço, ambos a boiarem nas águas do rio Bravo.

Parece que, em desespero, o pai colocou a menina na t-shirt para não a perder na corrente e o que aconteceu é que a corrente os levou e ambos se afogaram”, disse a fotógrafa Le Duc.

A família espera agora o apoio do governo de El Salvador para que os corpos sejam transportados para o país.

Na segunda-feira, além deste pai e filha, quatro pessoas da Guatemala, três crianças e uma mulher, morreram no deserto do Texas por causa da desidratação. No rio Bravo, morre pelo menos uma pessoa por mês a tentar alcançar os Estados Unidos numa crise migratória que continua a somar vítimas.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE