Covid-19: esteve internado 62 dias e ficou com uma conta hospitalar de um milhão de euros - TVI

Covid-19: esteve internado 62 dias e ficou com uma conta hospitalar de um milhão de euros

Michael Flor

Fatura foi imprimida em 181 páginas, nas quais vinha, por exemplo, um valor de 2.500 euros por dia só pelo ventilador

É conhecido nos Estados Unidos por ser o doente que esteve mais tempo hospitalizado por causa da doença Covid-19. Michael Flor, de 70 anos, passou um total de 62 dias internado no hospital Swedish Medical Center, em Seattle. Agora, e depois de lhe ter sido dada alta, tem uma conta de cerca de um milhão de euros para pagar.

O homem esteve mesmo muito perto de morrer, e chegou mesmo a despedir-se da mulher e dos filhos, segundo conta o Seattle Times. Uma reviravolta inesperada acabou por fazer com que recuperasse.

Em jeito de brincadeira, Michael Flor conta que, quando viu a conta do hospital, quase tinha uma segunda paragem cardíaca: "Eu abri a carta e disse 'bolas'".

Com efeito, a conta ascende a 1,122,501.04 dólares, qualquer coisa como 996 mil euros.

A quantidade de serviços utilizados para tratar Michael Flor foi tal, que a nota de pagamento foi imprimida em 181 páginas.

Apesar disso, e uma vez que tem seguro de saúde, o homem pode não ter de pagar qualquer cêntimo. O seu plano contratual garante-lhe o pagamento de grande parte da conta. Por ser um doente com uma patologia anterior, pode mesmo ficar isento de quaisquer taxas.

Algumas das despesas foram reveladas pelo próprio: mais de 360 mil euros só pela estadia nos cuidados intensivos, onde ficou isolado numa câmara própria durante vários dias. A isso acresce a utilização, durante 29 dias, de um aparelho ventilador, que está taxado a cerca de 2.500 euros por dia. As restantes despesas são em grande parte explicadas pela administração de diferentes medicamentos.

Mesmo não tendo a certeza de que fica livre de quaisquer encargos, Michael Flor garante que este foi o dinheiro mais gasto da sua vida, até porque serviu para a salvar.

Custou um milhão de euros para salvar a minha vida, mas é claro que digo que foi dinheiro bem gasto. Mas também sei que posso ser um dos poucos a dizer isso", afirma.

Continue a ler esta notícia