Milhares tentaram entrar nos EUA antes da posse de Trump - TVI

Milhares tentaram entrar nos EUA antes da posse de Trump

Nos últimos meses, milhares de migrantes foram detidos pela polícia mexicana, que chegou mesmo a pedir reforços para controlar o aumento significativo de ilegais

Nos últimos meses, milhares de migrantes, grande parte oriunda da América Central, tentou passar a fronteira dos Estados Unidos, através do México. Queriam chegar antes da tomada de posse de Donald Trump e da construção do tão falado muro.

Segundo o jornal Daily Mail, que cita a AFP, todos os meses, as autoridades mexicanas estão a deter milhares de pessoas. Em alguns meses, dezenas de milhares. Foram mesmo pedidos reforços para conseguirem controlar o aumento de tentativas de migração ilegal. Principalmente nesta última semana.

Os perigos que enfrentam ao fazer a pé o deserto mexicano é pequeno contra aquilo que mais os assusta: Donald Trump. Cobras venenosas, gangues que se dedicam ao tráfico humano, polícias e drones a vigiar a fronteira. Tudo parece pouco perante o “muro” prometido por Trump, que os pode afastar de vez do sonho americano.

Na cidade de Caborca, perto da fronteira, um grupo de migrantes das Honduras procura um caminho para entrar. Um deles, Wilson, um construtor de 48 anos, perdeu o nascimento da filha para fazer esta viagem. Chegar aos Estados Unidos antes de Trump tomar posse era mais importante, reconhece ao jornalista da AFP.

A viagem custa cerca de 940 euros (mil dólares). São pagos aos “coiotes” – responsáveis pelas rotas de imigração ilegal. A quem não tem dinheiro para pagar a travessia do deserto, os traficantes “oferecem” a viagem em troca do transporte de droga entre os seus pertences. Os migrantes ilegais passam também a ser “mulas”.

Continue a ler esta notícia