Mulheres e crianças ao relento na fronteira entre o México e a Guatemala - TVI

Mulheres e crianças ao relento na fronteira entre o México e a Guatemala

  • 20 out 2018, 14:06

As autoridades mexicanas estão a travar o avanço de milhares de migrantes da América Central que estão em marcha, rumo aos Estados Unidos

A polícia mexicana está a travar o avanço de milhares de migrantes da América Central que estão em marcha há uma semana rumo aos Estados Unidos. A esmagadora maioria está a passar fome e há milhares de crianças a dormir ao relento.

É na fronteira entre a Guatemala e o México, nesta terra de ninguém, que a polícia mexicana está a travar o avanço da caravana de migrantes das Honduras rumo a norte. Esta madrugada, junto às grades de fronteira, 50 policias anti-motim mexicanos usaram gás pimenta sobre os cerca de três mil migrantes. Entre eles, há muitas mulheres e crianças, menores que estão a ser obrigados a dormir no chão.

Na sua maioria hondurenhas, milhares de mulheres com crianças ao colo fazem filas frente ao portão. Em desespero gritam que têm fome e que os filhos precisam de comer. Estes mil migrantes fogem da violência e da pobreza e a um passo de entrarem no México, são travados. Estão ao relento, sem água, comida ou medicamentos.

o Presidente norte-americano, Donald Trump, já ameaçou fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México.

“Devo pedir ao México, nos termos mais fortes, para travar este assalto – se não for capaz, chamarei o exército norte-americano e encerrarei a nossa fronteira do sul”, escreveu Trump, numa mensagem na rede social Twitter, utilizando letras maiúsculas na última parte da frase para acentuar a sua posição.

Continue a ler esta notícia