França começa retirada do Mali em março - TVI

França começa retirada do Mali em março

Mali

Dado avançado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius

Relacionados
As tropas francesas vão começar a sair do Mali em março. O anúncio foi feito pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius.

«Vamos continuar a atuar no norte, onde ainda há alguns santuários terroristas», disse o ministro numa entrevista que vai ser publicada no jornal «Metro» esta quarta-feira.

Fabius salientou que «a partir de março, se tudo correr como o planeado, o número de tropas francesas irá diminuir».

A França iniciou a operação militar Serval a 11 de janeiro, com a finalidade de travar o avanço dos rebeldes islamistas, que controlavam o norte do país e auxiliar as tropas malinenses a recuperar esse território.

Os islamistas foram já expulsos de todos os principais centros urbanos do norte, entre eles Gao e a cidade histórica de Tombuctu.

O presidente francês, François Hollande, que visitou o Mali este fim-de-semana, disse no sábado, precisamente em Tombuctu, que a força francesa - composta por 3500 militares - permaneceriam no território até terminarem a missão de devolver o controlo de todo o território ao governo de Bamako. Hollande assinalou, contudo, que esse objetivo ainda não foi alcançado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados