China: explosão em mina de carvão causa 73 mortos - TVI

China: explosão em mina de carvão causa 73 mortos

Mina [arquivo]

Um total de 436 mineiros trabalhavam no fundo da mina quando acidente aconteceu

Relacionados
Pelo menos 73 mineiros morreram este domingo numa explosão de gás numa mina de carvão no norte da China, anunciou a agência Nova China, que começou por referir 11 mortos no acidente.

Um número não precisado de mineiros - pelo menos 20 - continuam presos no fundo da mina de Tulan, situada a 50 km da capital provincial, Taiyuan, onde o acidente teve lugar às 2:00 da manhã (18:00 TMG).

Um total de 436 mineiros trabalhavam no fundo da mina quando a explosão se deu, precisou a agência oficial.

Há ainda um número indeterminado de feridos, a maior parte intoxicados por monóxido de carbono, segundo a Nova China, que cita médicos de um hospital da localidade de Gujiao.

Trata-se do maior acidente desde o que custou a vida a 105 pessoas em Dezembro de 2007 numa explosão numa mina do Shanxi.

O Shanxi é a principal região chinesa produtora de carvão, que fornece dois terços das necessidades do país.

A extracção mineira é particularmente perigosa na China onde numerosas minas, geralmente privadas, não respeitam as normas elementares de segurança.

Embora a China esteja a fazer um esforço para limitar o número de acidentes, tendo encerrado no ano passado mais de mil minas pequenas e perigosas, a indústria mineira do país continua a ser a mais fatal: cerca de 3.200 mineiros morreram em acidentes no ano passado, uma melhoria de 15 por cento em relação a 2007.
Continue a ler esta notícia

Relacionados