Operação de resgate salva onze dos 22 trabalhadores presos dentro de uma mina de ouro na China - TVI

Operação de resgate salva onze dos 22 trabalhadores presos dentro de uma mina de ouro na China

  • Henrique Magalhães Claudino
  • 26 jan 2021, 09:00
Trabalhadores presos em mina

Pelo menos 10 mineiros foram já encontrados sem vida

Onze dos 22 mineiros que ficaram presos em uma mina de ouro por mais de duas semanas no leste da China foram encontrados e aguardam agora o resgate, anunciou a comunicação social local, num momento em que dez trabalhadores já foram encontrados sem vida.

As autoridades estão numa corrida contra o tempo para desenterrar as 22 pessoas do subsolo na cidade de Qixia, na província de Shandong. Os mineiros ficaram presos após uma explosão ter bloqueado a sua saída no dia 10 de janeiro.

O primeiro mineiro foi resgatado durante a manhã de domingo em condição "extremamente fraca", de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua. A emissora CCTV disse ainda que o sobrevivente foi enviado para o hospital. 

As operações estão em andamento para alcançar os trabalhadores presos a cerca de 240 metros da entrada da mina, mas as autoridades chinesas avisam que pode levar 15 dias para perfurar as cerca de 70 toneladas de destroços que impedem a fuga dos mineiros.


Alimentos, medicamentos e cobertores foram passados ​​através de um poço aos 10 trabalhadores que,segundo a autarquia, estão em boas condições físicas e psicológicas.

Segundo Chen Fei, autarca local, um total de dez mineiros foram encontrados mortos entre os dias 21 e 22 de janeiro. As equipas de resgate procuram ainda por mais uma vítima, entre o grupo de 22 pessoas. A preocupação tem aumentado para este mineiro. Alguns dos trabalhadores estão a tentar ajudar as equipes de resgate a localizar o colega desaparecido, usando ponteiros de laser e altifalantes, mas não obtiveram resposta.

Explosões e mortes não são pouco comuns nas minas chinesas. Em setembro, pelo menos 16 trabalhadores no sudoeste da China morreram depois de terem ficado presos dentro de uma mina de carvão e expostos a níveis de risco de monóxido de carbono.

As autoridades chinesas anunciaram ainda ter detido os responsáveis pela mina de ouro. Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, os responsáveis levaram mais de 24 horas a informar as autoridades sobre o acidente, violando o tempo máximo de notificação, de uma hora.

A mina pertence à empresa local Shandong Wucailong Investment.

A China é o maior produtor mundial de ouro, com 11% do total mundial extraído em 2019, segundo o Conselho Mundial do Ouro.

O país contava com mais de três mil minas de ouro em 2016, de acordo com um estudo dos serviços geológicos chineses.

Continue a ler esta notícia