O movimento ecologista Extinction Rebellion usou esta quinta-feira um camião de bombeiros para lançar 1.800 litros de sangue falso sobre o edifício do Ministério das Finanças do Reino Unido, em Londres.

Três homens e uma mulher foram detidos pela polícia, que rodeou o veículo cujas mangueiras foram utilizadas na ação que, segundo se lia numa faixa levantada pelos ativistas, se destinou a "parar o financiamento da morte do clima".

Num comunicado, o Extinction Rebellion afirma ter querido "sublinhar a incoerência do Governo britânico, que insiste que o Reino Unido está na vanguarda da luta contra as alterações climáticas enquanto investe somas enormes em projetos de exploração de combustíveis fósseis".

Em abril passado, membros do grupo conseguiram bloquear várias artérias e pontes em Londres durante dez dias em que procuraram chamar a atenção para a "emergência climática".

O Exticntion Rebellion quer que o Reino Unido atinja a neutralidade climática em 2025, enquanto o governo aponta para 2050.

/ HMC