ONU ameaça Coreia do Norte com "medidas significativas" - TVI

ONU ameaça Coreia do Norte com "medidas significativas"

Coreia do Norte lança míssil em direção ao mar do Japão

Conselho de Segurança aprovou por unanimidade condenação do lançamento de míssil de médio alcance. Regime de Pyongyang está proibido pelas Nações Unidas de levar a cabo testes do género

Os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU condenaram esta segunda-feira, de forma unânime, o lançamento de um míssil de médio alcance pela Coreia do Norte. 

Em comunicado, o Conselho de Segurança considerou que o ensaio norte-coreano é uma “grave violação” das obrigações internacionais do país, tendo insistido com o governo de Pyongyang para parar com aquele tipo de ações.

O texto não precisa que “medidas significativas” podem ser impostas como resposta. Contudo, a linguagem utilizada é semelhante à que no passado levou à imposição de sanções ao país.

A Coreia do Norte confirmou no domingo ter “testado com êxito um míssil balístico”, segundo a sua agência estatal de notícias, KCNA.

O míssil foi lançado a partir da base aérea de Banghyon, na província ocidental de Pyongyang norte, e voou para leste em direção ao mar do Japão, segundo informou o Ministério da Defesa coreano.

A Coreia do Norte está proibida, por resoluções da ONU, de realizar lançamentos de mísseis balísticos ou testes de armas nucleares.

No entanto, no ano passado, o país realizou dois testes nucleares e numerosos lançamentos de mísseis numa tentativa de desenvolver um sistema de armas nucleares capaz de atingir solo norte-americano.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos