Criança assassinada por raptores na cidade da Beira - TVI

Criança assassinada por raptores na cidade da Beira

Moçambique (Lusa)

Onda de raptos em Moçambique

Relacionados
Uma criança de 13 anos foi assassinada pelos seus raptores na Beira, centro de Moçambique, em retaliação ao facto de a família ter informado a polícia do local onde ia pagar o resgate, noticiou esta terça-feira o diário O País.

Citando a mãe da criança, o País diz que o corpo do menor foi descoberto sem vida, na segunda-feira, numa mata nos arredores da cidade da Beira, após os raptores terem dito que iam matar a criança por terem descoberto que a família deu a conhecer à polícia o lugar onde ia pagar um resgate de um milhão de meticais (cerca de 25 mil euros).

«As nossas crianças já não podem ir à escola, nem a qualquer outro sítio por temermos que sejam raptados, onde está o Governo? O que faz a polícia para nos proteger?», questionou a mãe da vítima.

A organização moçambicana Rede dos Comunicadores Amigos da Criança (RECAC) acusou hoje a polícia de «negligência maior» na morte desta criança e na falta de esclarecimentos sobre os raptos em Moçambique.

A menor foi a primeira vítima mortal da onda de raptos que assolam Moçambique, que resultou no sequestro de dezenas de pessoas, incluindo crianças, muitas delas libertadas mediante o pagamento de elevadas quantias de dinheiro.

Seis pessoas condenadas a 16 anos de prisão por envolvimento em raptos

Seis pessoas acusadas de envolvimento em raptos em Moçambique foram na segunda-feira condenadas a 16 anos de prisão pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, que absolveu duas no processo em causa.

O tribunal considerou provado o envolvimento dos seis arguidos no rapto de cinco cidadãos moçambicanos, quatro dos quais empresários, entre setembro de 2011 e dezembro de 2012.

Segundo o tribunal, pelo menos três dos cinco raptos renderam aos autores dos crimes mais de 336 mil euros, não se conhecendo o valor gerado pelo rapto de duas das vítimas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE