Coleção de arte e mobiliário do estilista Kenzo vai a leilão em maio - TVI

Coleção de arte e mobiliário do estilista Kenzo vai a leilão em maio

  • .
  • MJC
  • 24 fev 2021, 17:33
Kenzo morre vítima da covid-19

Estilista japonês morreu em outubro, vítima de covid-19. O leilão da sua coleção de arte e mobiliário será a 11 de maio

A coleção de arte e mobiliário, com cerca de 600 peças, do designer de moda japonês Kenzo Takada, que morreu em outubro de 2020, vai ser leiloada a 11 de maio, em Paris, anunciou a leiloeira internacional Artcurial.

Pinturas, esculturas, mobiliário, vestuário e vários objetos pessoais e decorativos reunidos pelo primeiro estilista japonês a impor-se no mundo da alta costura parisiense, grande parte deles guardados na sua última residência, na capital francesa, vão ser expostos antes do leilão.

Falecido aos 81 anos, vítima de covid-19, o criador tinha decorado o seu apartamento em Saint-Germain-des-Prés com peças de arte antiga, moderna e contemporânea, muito diversas, desde arte chinesa e pré-colombinana a 'art deco', assim como com quadros da sua autoria, que também serão exibidos pela primeira vez.

A totalidade do mobiliário do apartamento do estilista será exposta entre 7 e 10 de maio, em Paris, segundo a leiloeira.

Nos anos 1970, Kenzo criou uma casa, e respetivo jardim, no estilo japonês, no centro de Paris, mas, em 2009, aos 70 anos, trocou-a por um apartamento.

O estilista, que vendeu sua marca de roupa à ‘holding’ francesa Moët Hennessy Louis Vuitton em 1993, e se aposentou da moda seis anos depois, é conhecido pelos seus estampados gráficos e florais.

Continue a ler esta notícia