Jogos Olímpicos de 2020 vão passar por Fukushima - TVI

Jogos Olímpicos de 2020 vão passar por Fukushima

Central Nuclear de Fukushima depois do tsunami

Região devastada pelo sismo e tsumani de 2011

Relacionados

A região japonesa onde fica Fukushima, cidade onde se deu em 2011 o segundo maior acidente nuclear da história após um sismo que causou mais de 18 mil mortos e desaparecidos, vai acolher as competições de basebol e softbol nos Jogos Olímpicos de 2020.

A informação foi confirmada pelo Comité Olímpico Internacional (COI), que procura, com esta medida, ajudar a recuperar uma região que não voltou a ser a mesma após o desastre de há seis anos. Ainda hoje, milhares de pessoas que viviam na zona estão deslocadas por causa da radioatividade.

«Ao acolher as competições de basebol e softbol dos Jogos Olímpicos, Fukushima terá uma grande plataforma para mostrar ao mundo o alcance da sua recuperação dez anos depois do desastre», afirmou Yoshiro Mori, presidente do comité organizador de Tóquio2020, em comunicado.

«Esta também será uma oportunidade maravilhosa de mostrar a nossa gratidão àqueles que ajudaram na reconstrução da região», disse ainda Yoshiro Mori.

O estádio Fukushima Azuma será renovado até 2020 para acolher aquelas competições dos jogos de Tóquio2020.

O COI aprovou ainda a realização das rondas preliminares da competição de futebol em Miyagi, outro dos locais afetados pelo sismo de 2011. Adicionalmente, o Governo do Japão propôs que a tocha olímpica passe pelas zonas afetadas pelo terramoto a que foi seguido um tsunami que arrasou parte da zona costeira da região.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE