Alpes: 45 pessoas continuam presas num teleférico a mais de três mil metros de altitude - TVI

Alpes: 45 pessoas continuam presas num teleférico a mais de três mil metros de altitude

Teleférico panorâmico, Monte Branco, em Itália

Falha técnica parou o aparelho numa zona francesa do Monte Branco. No momento do incidente 110 pessoas estavam nas cabines. As autoridades conseguiram resgatar mais de metade, mas suspenderam as operações devido às condições atmosféricas

Mais de cem pessoas ficaram retidas, esta quinta-feira, dentro de cabines de um teleférico no Monte Branco, na vertente francesa, a mais de três mil metros de altitude.

O incidente deixou 110 pessoas presas dentro das cabines do teleférico panorâmico do Monte Branco, que fazia a ligação entre Midi e Helbronner, na parte francesa dos Alpes. Não houve vítimas a registar. A imprensa italiana refere que as causas do incidente podem estar relacionadas com o forte vento que se fez sentir durante a tarde.

O ministério do interior emitiu um comunicado onde refere que até às 22:10 foram resgatadas 65 pessoas do interior das cabines do teleférico e remete a origem do problema para constrangimentos técnicos.

As 65 pessoas foram retiradas das cabines com auxílio de quatro helicópteros, num trabalho conjunto das autoridades francesas e italianas.

As condições atmosféricas não permitem dar continuidade às operações de socorro, estão por isso suspensas e serão retomadas de manhã", refere o comunicado oficial francês.

“Conseguimos retirar, em condições muito difíceis, 60 pessoas numa hora e meia”, disse o prefeito da Alta-Sabóia, Georges-François Leclerc, em declarações à agência France Presse.

Para maior conforto das pessoas que continuam encerradas no teleférico, o mesmo comunicado refere que operacionais das equipas de resgate em montanha vão escalar, com ajuda de cordas e cabos, até cada uma cabines de forma a levar água, comida e cobertores.

O jornal La Repubblica refere que as pessoas resgatadas são italianos, franceses e norte-americanos.

As operações de resgate contam com o apoio de operacionais franceses e italianos. Os meios aéreos transportam as pessoas resgatadas para receberem cuidados hospitalares em Turin.

Sem conseguirem sair, os ocupantes têm mantido contacto com as autoridades e familiares através dos telemóveis e via rádio.

Segundo a agência Ansa, o trecho onde houve a falha situa-se entre a estação de Aiguille du Midi, a cerca de 3.800 metros acima do nível do mar, e Punta Helbronner, a mais de 3.400 metros de altitude. Esta última estação liga à de Courmayeur, já em Itália, que está a funcionar normalmente. O trecho entre o teleférico Aiguille du Midi e Chamonix (França) não está envolvido no incidente.

 

Para um dos passageiros do teleférico já resgatado o susto não será difícil de esquecer.

Estava eu, a minha filha e o meu genro. Ficámos fechados duas horas e meia dentro da cabine bloqueada e suspensa. Tínhamos saído da estação de Helbroner, do lado italiano, quando tudo parou. À nossa frente estava uma outra cabine com um grupo de alpinistas franceses, que também tiveram de esperar pela equipa de resgate”, disse Frédéric Maurer, de 49 anos ao La Repubblica.

O Ministério do Interior francês disse ainda que está a acompanhar a evolução das operações. 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos