Moçambique: subida do rio mata duas crianças - TVI

Moçambique: subida do rio mata duas crianças

  • AM
  • 6 mar 2017, 15:46
Cheias (Reuters)

Crianças seguiam num barco que naufragou devido à intensidade das ondas

Duas crianças morreram num naufrágio, no sábado, provocado pela subida do rio Limpopo na província de Gaza, sul de Moçambique, que levou ainda ao corte de seis estradas, disse à Lusa fonte oficial.

De acordo com Manuel Machaieie, delegado do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) na província de Gaza, a embarcação, que saía de Chibuto para Guijá, levava nove pessoas e naufragou devido à intensidade das ondas.

Nós temos sempre aconselhado as populações a prestarem mais atenção no âmbito da travessia naquele local, principalmente agora, com esta situação”, disse o delegado do INGC em Gaza, avançando que as outras pessoas que seguiam na embarcação não sofreram grandes ferimentos.

Segundo o delegado do INGC, além das vítimas mortais, um total de seis estradas nos distritos de Chibuto, Chokwé, Guijá e Xai-Xai estão interrompidas e uma área agrícola de mais de 13 mil hectares está inundada, devido à subida do rio Limpopo.

Esta é a quarta onda que nos afeta, a situação não é fácil. Mas estamos a tentar controlar as coisas", afirmou o delegado do INGC, acrescentando que nos pontos onde as estradas foram interrompidas a circulação é feita através de barcos.

No total, segundo dados avançados pelo INGC, cerca de 34 mil famílias foram afetadas nestes distritos da província de Gaza, tendo o caudal do rio Limpopo já ultrapassado os níveis de alerta.

As inundações do Limpopo são causadas pelas chuvas fortes que caem na África do Sul e no Zimbabué, países por onde o rio passa antes de chegar a Moçambique, para desaguar no oceano Índico.

Continue a ler esta notícia