Alerta: 92% das pessoas respiram ar poluído, 3 milhões morrem por ano - TVI

Alerta: 92% das pessoas respiram ar poluído, 3 milhões morrem por ano

Nova nuvem de poluição na China

Se juntarmos poluição do ar de espaços interiores, mortalidade afeta 6,5 milhões de pessoas, segundo um alerta da Organização Mundial de Saúde. Angola é o país lusófono com maior mortalidade associada a este problema

É um duplo alerta da Organização Mundial de Saúde: quanto à má qualidade do ar que respiramos e às mortes que a poluição provoca.

A OMS estima que 92% da população mundial respira ar poluído e que 3 milhões de pessoas morrem todos os anos por causas associadas precisamente à poluição do ar exterior.

Com recurso a um novo modelo de avaliação da qualidade do ar, a organização confirma que mais de nove em cada dez humanos vivem em locais onde a qualidade do ar exterior excede os limites definidos.

O relatório da OMS, intitulado "Poluição do ar ambiente: Uma avaliação Global da Exposição e do peso da doença", conclui também que cerca de três milhões de mortes anuais estão associadas à exposição à poluição do ar exterior e alerta que, se se juntar a poluição do ar interior, a mortalidade sobe para 6,5 milhões anuais (11,6% de todas as mortes).

Ainda este mês, um relatório do Banco Mundial também deu conta que a poluição atmosférica se tornou o quarto fator de morte prematura no mundo, causando uma perda de receita de milhares de milhões de dólares para a economia mundial. 

Angola é o país lusófono - e um dos oito países africanos - com maior taxa de mortalidade associada à poluição atmosférica, com 50 pessoas em cada 100 mil a morrerem devido à exposição a ar exterior de má qualidade.

 

Continue a ler esta notícia