Ébola já matou mais de 5.400 pessoas - TVI

Ébola já matou mais de 5.400 pessoas

Balanço até agora dá conta de 15.145 casos de infeção diagnosticados desde dezembro do ano passado

Relacionados
Em menos de uma semana, 243 mortes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou ainda na quarta-feira que a epidemia do ébola já matou 5.420 pessoas, em oito países. Na sexta-feira da semana passada, o balanço ia em 5.177. 

O número de casos diagnosticados também aumentou consideravelmente em apenas cinco ou seis dias, de 14.413 infetados para 15.145. Ou seja, mais 732.

E poderá ser ainda pior. A OMS acredita que o número real de mortos é muito superior, já que a taxa de fatalidade da epidemia é que cerca de 70%.

Guiné Conacri, Libéria e Serra Leoa continuam a ser os países mais afetados. O Mali, a Nigéria e o Senegal também registaram alguns casos, mas a situação permanece, por enquanto, controlada. 

Fora do continente africano foram registados casos em Espanha e nos Estados Unidos. Em Portugal, há oito casos suspeitos.

De acordo com a OMS, 584 profissionais de saúde a trabalhar nas áreas afetadas pela doença já contraíram o vírus e 329 destes morreram.

Entretanto, soube-se também que o Governo cabo-verdiano interditou a entrada em Cabo Verde de animais selvagens e de caça, assim como carnes e derivados de qualquer espécie animal provenientes de países afetados pelo Ébola.

Numa portaria, publicada na terça-feira no Boletim Oficial, a medida é justificada por o vírus Ébola ser transmissível pelos animais selvagens. «O Governo manda interditar, devido ao risco de propagação do Ébola, a entrada e circulação no território nacional de animais selvagens e de caça e as suas carnes e derivados, assim como de carnes e derivados de qualquer espécie animal provenientes de países afetados pelo Ébola», explicou o executivo.


 
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE