Álcool caseiro já matou 68 pessoas na Indonésia - TVI

Álcool caseiro já matou 68 pessoas na Indonésia

Álcool [Reuters]

Só esta semana são já 50 os mortos

São já 68 os mortos em abril por ingestão de álcool caseiro na Indonésia. 

Este álcool, elaborado em casa com todo o tipo de ingredientes, entre eles repelente de mosquito, matou 50 pessoas só esta semana e continua a ser uma grande preocupação da polícia local. As autoridades já detiveram 12 suspeitos de produzirem e venderem a bebida, quer na capital Jacarta quer numa província próxima.

A bebida está a ser investigada para perceber se o que matou as pessoas foi a grande quantidade de metanol ou algum ingrediente em concreto.

"A bebida tinha uma mescla de ingredientes não aptos para consumo e ainda estamos a tentar determinar todo o conteúdo", disse Trunoyudo Wisnu Andiko, porta-voz da polícia.

O diretor-geral do Hospital de Cicalengka falou sobre o assunto, disse que os sintomas que a bebida provoca são enjoos, mal-estar, vómitos e revelou que houve mesmo pessoas que chegaram inconscientes à unidade hospitalar.

Para além da investigação dos ingredientes, a polícia está a percorrer todos os estabelecimentos comerciais para apurar quem está a vender a bebida e apreendê-la. Até ao momento, já foram destruídas mais de mil garrafas.

O motivo que leva tantas gente a beber este tipo de bebida caseira na Indonésia são os elevados impostos sobre o álcool, que tornam as normais bebidas alcóolicas proibitivas. Todos os anos morre muita gente por consumo de álcool caseiro, mas este ano este tipo de morte tem registado um aumento significativo.

Continue a ler esta notícia