Cerca de 4.500 migrantes resgatados no Mediterrâneo - TVI

Cerca de 4.500 migrantes resgatados no Mediterrâneo

Migrantes

Quatro cadáveres foram localizados entre os migrantes amontoados em barcos. Já um fotógrafo da Reuters diz que viu pelo menos 20 corpos de migrantes numa embarcação resgatada este domingo

Cerca de 4.500 migrantes foram resgatados este fim de semana do Mediterrâneo Central, segundo fontes da Guarda Costeira italiana, número que se soma aos 2.000 salvos na última sexta-feira.

As autoridades também informaram que quatro cadáveres foram localizados entre os migrantes amontoados em barcos.

Este sábado foi um dia movimentado em operações de resgate no Canal da Sicília, que separa a costa de África de Itália. As 35 operações de resgate levadas a cabo permitiram resgatar cerca de três mil migrantes, avança a AFP

O resgate foi levado a cabo pela guarda-costeira italiana que coordena o dispositivo de resgate da zona central do Mediterrâneo. 

De acordo com uma Organização Não-Governamental que participava nas operações, as três mil pessoas foram resgatadas ao longo do dia e durante a noite foram levadas a cabo mais 15 operações de resgate.

Na sexta-feira já tinham sido socorridos mais de dois mil migrantes no Mediterrâneo. Já este domingo, pelo menos 20 migrantes morreram afogados ao largo da Líbia, noticia a Reuters, que cita o fotógrafo Darrin Zammit Lupi, que se encontrava a bordo do barco de resgate Phoenix.

O fotógrafo da Reuters diz que viu pelo menos 20 corpos quando a pequena embarcação em que seguiam os migrantes começou a ser resgatada pela equipa da organização não-governamental sediada em Malta, a MOAS.

Desde o início de 2017, 666 pessoas que tentavam alcançar a Líbia morreram ou desapareceram no mar Mediterrâneo.

Continue a ler esta notícia