O fim de semana em sete nomes (um maior do que os outros) - TVI

O fim de semana em sete nomes (um maior do que os outros)

Chelsea Campeão (Reuters)

Vulcão de celebrações em Stamford Bridge, furacão na Andaluzia

1. JOSÉ MOURINHO. Terceiro campeonato inglês ganho pelo treinador português no Chelsea, quinto na história do clube londrino. Os blues esperaram cinco anos por este momento. Tudo sentenciado na tarde de domingo, com a vitória de 1-0 sobre o Crystal Palace e mais um golo do inevitável Eden Hazard.

«Tudo o que alcançámos foi merecido», disparou José Mourinho pouco depois de celebrar com a família na bancada de Stamford Bridge.

Longe, bem longe do Chelsea na classificação da Premier League, segue toda a concorrência: o ManCity a 13 pontos, o Arsenal – do querido inimigo Wenger – a 16, o ManUtd já a 18. Um domínio absoluto, em toda a linha, do Chelsea a quem chamam boring.  

José Mourinho é o nome maior de mais um fim de semana com muito futebol.

Já agora, não nos podemos esquecer que na Croácia há cinco portugueses de parabéns: Eduardo, Ivo Pinto, Gonçalo Santos, Wilson Eduardo e Paulo Machado já garantiram o título com a camisola do Dínamo Zagreb.



2. CRISTIANO RONALDO. Em Sevilha, o português exibiu a sua melhor versão e marcou os três golos do Real Madrid na vitória por 2-3. Depois de três jogos em branco - e algum enfado -, Ronaldo surgiu imparável e arrasou a defesa andaluz. Diogo Figueiras e Daniel Carriço assistiram da primeira fila ao espetáculo providenciado pelo compatriota.

E é impossível desligar esta atuação de sonho de Ronaldo da tarde quase tão produtiva do rival Messi diante do Córdoba. O argentino fez dois golos, mas continua atrás do português na lista de melhores marcadores. Leo, curiosamente, abdicou de marcar uma grande penalidade na goleada à antiga (8-0!!!) aplicada à equipa de Bebé.



3. BERNARDO SILVA E JOÃO MOUTINHO. Pois é, este ponto tem de ser dividido pelos dois portugueses do AS Mónaco. Bernardo e João marcaram na vitória sobre o Toulouse - por 3-1 - e reforçaram o peso e estatuto dentro das escolhas de Leonardo Jardim. Principalmente o jovem ex-Benfica, naturalmente, pois Moutinho já há muito está instalado num lugar especial dentro da equipa do Principado.  

Bernardo Silva, que nunca teve uma verdadeira oportunidade no Benfica, já leva oito golos na Ligue 1. No Mónaco, só Martial tem mais do que o internacional português no campeonato francês.
 


5. PAULO SOUSA. O título helvético está cada vez mais perto do Basileia. Paulo Sousa conseguiu uma vitória extremamente difícil sobre o Grasshoppers por 2-1 e mantém a vantagem de 11 pontos sobre o Young Boys. Depois de uma boa campanha na Liga dos Campeões, onde apenas caiu às mãos do FC Porto nos oitavos de final, o Basileia só depende de si próprio para ser campeão suíço.

Faltam cinco jornadas para o fim do campeonato e, entretanto, em Itália a Sampdoria chama por Paulo Sousa.
 


6. JUVENTUS. O tetracampeonato não surpreendeu ninguém. A Vecchia Signora continua a mandar com mão de ferro no futebol italiano. Sábado fez a festa do quarto título consecutivo, depois de um golo de Arturo Vidal ter resolvido o duelo contra a Sampdoria.

As imagens da festa estão todas AQUI.
 

7. DORIVA. É verdade, o antigo médio do FC Porto (40 jogos oficiais e 6 golos entre janeiro de 1998 e janeiro de 1999) fez história no futebol brasileiro, ao ganhar em anos consecutivos o Campeonato Paulista e o Carioca. Doriva conduziu o Vasco da Gama a uma excelente vitória na final contra outro histórico, o Botafogo.

Vale a pena recordar que em entrevista ao Maisfutebol, publicada a 2 de abril de 2014, Doriva confessou o desejo de treinar um clube europeu. Talvez esse dia não esteja tão longe assim.
 
 
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE