Zimbabué: 400 apoiantes da oposição detidos - TVI

Zimbabué: 400 apoiantes da oposição detidos

Mudança no poder pode estar para breve

Pelo menos 75 detidos durante greve geral continuam presos este domingo

Relacionados
Pelo menos 400 apoiantes da oposição foram detidos pelas autoridades do Zimbabué, denuncia este domingo o Movimento para a Mudança Democrática (MDC), citado pela televisão britânica Sky News.

A notícia vem agravar a denúncia do advogado do MDC, Alec Muchadehama, segundo a qual pelo menos 75 apoiantes da oposição no Zimbabué, detidos durante a greve geral para a divulgação dos resultados das presidenciais de 29 de Março, continuam presos este domingo.

Ainda «há pelo menos 75 detidos», afirmou o advogado do MDC, salientando que «foram detidos a partir de terça-feira passada» e que «alguns foram literalmente arrancados de casa».

O advogado referiu que pelo menos 120 apoiantes do MDC foram detidos no âmbito da greve, mas alguns foram libertados mediante o pagamento de uma caução.

«Os que permanecem na prisão estão a ser acusados de tentativa de assassínio, de provocar perturbações e de terem danificado propriedades», referiu o advogado, aludindo a uma «colecção de acusações».

«Há uma semana que estamos a tentar que sejam presentes a um juiz para poder obter assistência médica», disse Muchadehama, revelando que «alguns (dos detidos) necessitam urgentemente de assistência médica».

A polícia não estava hoje disponível para comentar esta notícia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados