Presa por pousar nua na ponte Lakshman Jhula na Índia - TVI

Presa por pousar nua na ponte Lakshman Jhula na Índia

  • ALM
  • 30 ago 2020, 18:28
Lakshman Jhula

Mulher francesa já pediu desculpas, saiu sob fiança, mas disse que não estava totalmentes despida

Uma mulher francesa, presa por, supostamente, ter feito um vídeo nua numa ponte sagrada na Índia, pediu desculpas estes domingo, mas negou estar completamente nua e disse que o objetivo era chamar a atenção para o assédio sexual, segundo a agência AFP.

“A primeira coisa que quero dizer é que lamento que minhas ações tenham ferido a comunidade local”, assegurou, em comunicado à AFP, Marie-Helene. "Eu não estava ciente das especificidades culturais."

A polícia indiana disse, no sábado, que a jovem de 27 anos - identificada como Marie-Helene - enfrenta acusações, de acordo com as leis de internet do país, depois de postar imagens suas na Lakshman Jhula, uma ponte pedonal sobre o rio Ganges – sagrada para os peregrinos hindus - que ficou famosa graças aos Beatles em 1960 e que continua a ser uma atração para mochileiros e praticantes de ioga.

"Ela disse-nos que vende colares de contas on-line e que o objetivo das fotos era promover o seu negócio", afirmou R.K Saklani, chefe da polícia local.

Mas em comunicado à AFP, Marie-Helene disse que não havia ninguém por perto quando ela realizou a filmagem, e fez isso para aumentar a consciencialização sobre o assédio na Índia.

"Eu escolhi despir-me, parcialmente, sobre Lakshman Jhula porque cada vez que passava a ponte sentia que estava a ser assediada. As mulheres indianas e outras mulheres viajantes certamente passaram pela mesma experiência", escreveu.

“O objetivo principal era ajudar as mulheres indígenas oprimidas a terem acesso à educação e a abandonarem casamentos ou situações abusivas, onde não há outras opções ou ajuda”.

A polícia disse que Marie-Helene foi presa na quinta-feira e liberada sob fiança. O seu telemóvel foi apreendido no âmbito da investigação.

As autoridades disseram que foram alertadas depois da filmagem ter sido postada nas redes sociais.

Continue a ler esta notícia