Quénia: duas explosões e tiroteio em hotel fazem pelo menos cinco mortos - TVI

Quénia: duas explosões e tiroteio em hotel fazem pelo menos cinco mortos

  • Notícia atualizada às 17:02
  • 15 jan 2019, 14:44

As forças de segurança escoltaram os trabalhadores do hotel em estado de choque. Outros funcionários escaparam pelas janelas

Pelo menos duas explosões violentas foram sentidas, esta terça-feira, num complexo hoteleiro de luxo em Nairobi, capital do Quénia. Há também relatos de um tiroteio. A AFP indicou, pelas 17:00 de Lisboa, que há pelo menos cinco mortos confirmados.

As forças de segurança escoltaram os trabalhadores do hotel em estado de choque. Outros funcionários escaparam pelas janelas.

Testemunhas dizem ter visto pelo menos quatro homens armados a invadirem o complexo e relatam que o tiroteio ainda durou alguns minutos. Uma mulher foi atingida com tiros numa perna e várias pessoas surgem nas imagens cobertas de sangue. 

O complexo em questão inclui o hotel, bancos e escritórios. As autoridades estão no local fortemente armadas. O complexo foi evacuado depois dos primeiros relatos de um ataque e de veículos incendiados.

O ataque está a ser tratado como um "ataque terrorista", cuja autoria foi já reivindicada pelo grupo extremista somali al-Shabab.

Tem semelhanças com o cerco no centro comercial Westgate, também naquela zona, conduzido em 2013 por membros do mesmo grupo. Na altura, os atacantes invadiram o complexo e deram início a um cerco de três dias e que provocou a morte de 67 pessoas.

Na segunda-feira, um tribunal em Nairobi decidiu levar três dos suspeitos detidos a julgamento, ilibando um outro por falta de provas.

Desde 2011 que o grupo rebelde ameaça retaliar depois de o Quénia enviar tropas para a Somália.

Continue a ler esta notícia