Alemanha vai devolver padrão português a uma ex-colónia - TVI

Alemanha vai devolver padrão português a uma ex-colónia

  • Susana Laires
  • 17 mai 2019, 15:42
Bandeira Alemanha

Quase 130 anos depois de ter sido retirado da Namíbia, o Museu Histórico da Alemanha vai devolver o monumento ao país africano

Quase 130 anos depois de ter sido retirado da Namíbia, o Museu Histórico da Alemanha vai devolver um padrão português ao país africano.

O monumento foi colocado na costa da Namíbia em 1486, por Diogo Cão, durante a época dos Descobrimentos Portugueses. No padrão, com 3,5 metros, ainda podem ser claramente vistos o brasão de Portugal e a cruz, que representava a fé cristã.

O marco da conquista portuguesa era tão conhecido que figurava em muitos mapas do mundo desenhados na altura.

Contudo, a Alemanha, que ocupou a Namíbia entre 1884 e 1915, mandou retirar o padrão durante a década de 1890 e transportou-o para a Europa. Foi colocado posteriormente no Museu Histórico alemão, onde permanece até hoje.

(Wikimedia Commons/ Rui Ornelas)

Mas esta situação está prestes a mudar. A Namíbia pediu o retorno do padrão ao país em 2017 e, na sexta-feira, o museu de Berlim acedeu formalmente ao pedido.

Na cerimónia em que foi anunciada a notícia, a ministra da Cultura alemã, Monika Grütters, disse que este “é um claro sinal do comprometimento” da Alemanha de reconciliar-se com “o passado colonial”.

É um passo importante para nos reconciliarmos com o nosso passado colonial e o rasto de humilhação e injustiça sistemática que deixou para trás”, afirmou o embaixador da Namíbia na Alemanha, Andreas Guibeb, citado pela BBC.

A Alemanha comprometeu-se a devolver todos os artefactos e restos humanos que pertenciam a ex-colónias.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos