Espanhóis criam canal de vídeo para ajudar à sesta - TVI

Espanhóis criam canal de vídeo para ajudar à sesta

Sesta

Consideram que passar pelas brasas após almoço é um salutar hábito espanhol que pode estar a perder-se. Por isso, para defender a sesta e ajudar quem tem insónias, criaram o Napflix. Um canal chato, sonolento e que está a ser um sucesso

Se não é para ajudar à festa, é seguramente para ajudar à sesta. Por cada minuto que passa, cem pessoas de todo o mundo ligam-se ao Napflix. A garantia é dos criadores do canal de vídeo, dois publicitários espanhóis, que lançaram o site a 17 de outubro. E se passados alguns momentos, esses visualizadores estiverem a ver os conteúdos "para dentro", tanto melhor. Já que a ideia é mesmo essa. 

Se aborrecido, chato, sonolento é tudo o que um canal de televisão não pretende ser, o Napflix deseja ser isso mesmo. Acima de tudo, A começar logo pelo nome, que aproveita a popularidade da plataforma de séries e vídeos Netflix, e a altera com a palavra "Nap". Em inglês, soneca. Ou sesta, precisamente o que os dois espanhóis pretendem defender.

O Napflix já está ao alcance de qualquer um, num site na internet (aqui prometemos deixar-lhe a ligação, mas apenas no final desta notícia. Não vá querer já testá-lo e adormecer).

É incrível. Cem pessoas acedem ao Napflix em cada minuto. Gente da Rússia, Holanda, México, Uruguai, Japão, Argentina... De todo os lugares do mundo", sublinha Victor de Tena, um dos criadores do Napflix, em declarações ao site em castelhano da britânica BBC.

Foi nos tempos livres que Victor, de 31 anos, juntamente como colega Francesc Bonet, dez anos mais velho, desenvolveram o canal. Também com um nobre propósito no seu entendimento: defender a tradicional "siesta" espanhola que, segundo dizem, está a desaparecer.

Viva a sesta!

A ideia ocorreu a ambos num fim de semana. E em vez de dormirem sobre o assunto, na segunda-feira seguinte a ideia do Napflix já estava em marcha.

O nosso objetivo é dignificar a sesta, um hábito excelente que, desgraçadamente, se está perdendo", salienta Víctor de Tena, que vive e trabalha atualmente na agitada cidade norte-americana de Nova Iorque.

Embora a sesta até pareça ganhar adeptos, um pouco por todo o mundo, os dois espanhóis receiam que possa estar ameaçada. Especialmente, em Espanha.

É uma prática cultural em vias de extinção que reivindicamos e que queremos fortalecer com esta plataforma", frisa Victor de Tena.

Programação propositadamente desinteressante

Para começar, o canal Napflix tem 65 vídeos. Escolhidos a dedo. Ou seja, com todos os requisitos que façam bocejar quem os vê.

Os vídeos têm uma seleção cuidada. Para cumprir adequadamente a sua função de induzir o sono têm, em primeiro lugar, que ser monótonos. O espetador sabe que não se vai passar nada, que não vai perder nada e assim fecha os olhos", explica Victor de Tena.

Talvez por isso, um dos vídeos mais vistos seja um documentário sobre a sonolenta vida dos pandas (que aqui não publicamos, pelas razões já antes enunciadas).

Não têm de ser repetitivos. E se nos recordam a nossa infância, perfeito", revela Victor de Tena sobre o segredo da programação do seu Napflix.

Independentemente das características, parece fundamental que os vídeos sejam aborrecidos quanto baste. Mesmo que versem temáticas variadas. Pode ser uma etapa da Volta a França em 1992, o casamento da infanta Elena de Espanha, irmã do atual rei Felipe VI, com Jaime de Marichalar, ou um concurso canino realizado em Helsínquia, há dois anos. Todos estes filmes lá estão no Napflix. E não tem havido reclamações.

Claro que também há lugar para o desporto no canal. Especialmente para animadas e frenéticas modalidades como a petanca, o curling e o críquete. E além de tudo isto, há sempre filmes de caráter genérico: aqui fica um curto exemplo, com a versão reduzida de uma máquina de... virar frangos.

Por fim, como o prometido é devido e este site não quebra as suas promessas, aqui fica o endereço do Napflix...

...E boa noite...

 

 

 

 

"Pero no han de ser repetitivos. Y si nos recuerdan nuestra infancia, perfecto", aclara, ofreciendo como ejemplo de lo que debe ser un buen vídeo de siesta aquellas viejas series sobre institutos que se emitían por televisión después de comer y que eran perfectamente prescindibles.

Aunque, por ahora, el vídeo qué más éxito está teniendo en Napflix es un documental sobre la vida de los pandas de efectos absolutamente letárgicos.

 

 

 

Continue a ler esta notícia