Descoberto o maior túnel de contrabando entre o México e os Estados Unidos - TVI

Descoberto o maior túnel de contrabando entre o México e os Estados Unidos

  • AMA
  • 30 jan 2020, 17:08

Túnel liga Tijuana a San Diego, na Califórnia, e estende-se por mais de 1,3 quilómetros

O controlo fronteiriço norte-americano anunciou, nesta quarta-feira, a descoberta de um túnel de contrabando com mais de 1,3 quilómetros de comprimento, entre Tijuana, no México, e San Diego, Califórnia, o maior até agora encontrado.

Segundo a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (US Customs and Border Protection - CBP na sigla original), o túnel foi construído a 21 metros de profundidade e tem 1,5 metros de altura e 60 centrímetros de largura.

Serviria, de acordo com a CBP, os cartéis de droga mexicanos para a introdução de estupefacientes nos Estados Unidos.

Desconhece-se quanto tempo demorou a ser construído ou quanto tempo serviu o narcotráfico, mas a sua construção é bastante complexa, possuindo no seu interior eletricidade, ventilação, um sistema de drenagem e carris para o transporte de mercadorias. 

A sofisticação deste túnel demonstra a determinação e os recursos financeiros dos cartéis", afirmou o porta-voz da Drug Enforcement Administration (DEA na sigla original), a agência federal norte-american de combate ao tráfico de droga, John W. Callery.

Até ao momento não foi feita qualquer detenção ou apreensão de droga, mas a investigação prossegue.

"Estou confiante que o nosso trabalho vai levar a futuras detenções e apreensões", concluiu o responsável da CBP Aaron Heitke.

 

Continue a ler esta notícia