O Departamento de Estado norte-americano lançou um alerta para a possibilidade de atentados na Europa durante a época de Natal e de fim de ano.

De acordo com o comunicado, "os cidadãos norte-americanos deverão ter atenção a festivais natalícios, eventos e mercados ao ar livre" que decorram na Europa. Outros conselhos passam por estar vigilante e atento a "movimentações estranhas em grandes eventos, em locais turísticos, nos transportes públicos, locais de culto, restaurantes ou hotéis".

Segundo o comunicado do Governo dos Estados Unidos, existe "informação credível" de que grupos ligados ao Estado Islâmico estão focados na preparação de ataques na Europa "durante a época festiva que se aproxima e os eventos associados". 

"Os cidadãos norte-americanos devem também estar em alerta para a possibilidade de militantes extremistas levarem a cabo ataques durante este período com pouco ou nenhum aviso (...) Se está a pensar a viajar para a Europa, visite o site da Embaixada ou Consulado do país de destino para mensagens de segurança".

O alerta do Departamento de Estado para os cidadãos norte-americanos que pensem em viajar para Europa vai até 20 de Fevereiro de 2017.

Andreia Miranda