Pelo menos 25 mortos em naufrágio no Mediterrâneo - TVI

Pelo menos 25 mortos em naufrágio no Mediterrâneo

  • Redação
  • SL/CP/SS - notícia inserida às 14:59 / atualizada às 23:39
  • 5 ago 2015, 19:16

Barco com centenas de migrantes naufragou perto da costa da Líbia. 400 pessoas foram resgatadas pelas equipas de salvamento, mas pode haver centenas de desaparecidos

Relacionados
Um barco que transportava centenas migrantes naufragou esta quarta-feira na costa da Líbia, provocando pelo menos 25 mortos, segundo a guarda costeira italiana. Ainda de acordo com o porta-voz da guarda costeira Filippo Marini, 400 pessoas foram resgatadas. As autoridades pensam que o barco transportava cerca de 600 migrantes e, por isso, receiam que haja 200 desaparecidos. 

O navio de patrulha irlandês LÉ Niamh , que participou nas operações de resgate, confirmou ao início da tarde 362 sobreviventes, entre os quais dez mulheres e 13 crianças.
 

O naufrágio ocorreu depois de o barco de pesca ter sido surpreendido pelas más condições meteorológicas e efetuado uma chamada de socorro. Segundo a BBC, o primeiro navio a chegar foi precisamente o da marinha irlandesa. Só que quando o LÉ Niamh lançou os seus barcos os migrantes mudaram-se todos para um dos lados da embarcação e o excesso de peso acabou por fazê-la tombar.

A porta-voz da Agência para os Refugiados da ONU, Melissa Fleming, escreveu no Twitter que 100 migrantes estavam no casco do navio quando este se afundou e que o naufrágio aconteceu de forma muito rápida.
 


O responsável da mesma agência em Itália, Federico Fossi, afirmou à AFP que o barco naufragou porque era feito de metal. 

No total, sete navios e dois helicópteros participaram nas operações de busca, que foram entretanto suspensas.

Este pode ser o maior incidente com migrantes no Mediterrâneo desde abril, quando cerca de 850 pessoas morreram quando tentavam chegar à Europa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE