Navio naufraga no Brasil com dezenas de pessoas a bordo - TVI

Navio naufraga no Brasil com dezenas de pessoas a bordo

Rio Xingu - Brasil (Arquivo)

Barco fazia a ligação entre Porto de Moz e a cidade Senador José Porfírio. Seguiam a bordo, cerca de 70 pessoas. Só 25 foram resgatadas com vida até agora

Pelo menos sete pessoas morreram no naufrágio de uma embarcação no rio Xingu, no estado do Pará, no norte do Brasil. Segundo a imprensa brasileira, a bordo iam cerca de 70 pessoas.

Até ao momento, 25 pessoas foram resgatadas com vida.

As buscas continuam a decorrer na zona do naufrágio, entre as cidades de Porto de Moz e Senador José Porfírio.

Já foi aberto um inquérito para apurar as causas do acidente.

Nos canais na internet, tem sido divulgado um vídeo mostrando a chegada das 25 pessoas resgatadas do naufrágio a uma das margens do rio Xingu, no estado do Pará, no norte do Brasil.

Viagem fatídica

O navio naufragado chamava-se Comandante Ribeiro. Saiu da cidade Santarém, nas margens do grande rio Amazonas, e desapareceu na noite de terça-feira já no rio Xingu, numa zona conhecida como Ponte Grande.

O destino da embarcação era Vitória de Xingu, com paragens nos municípios de Monte Alegre, Prainha e Porto de Moz, uma localidade com um nome atribuído por colonizadores portugueses, como são os casos de outras na região, casos de Santarém, Óbidos, Alter do Chão, Alenquer e Almeirim.

Segundo reporta o site G1 da Rede Globo, com base em informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do estado do Pará, apenas sete corpos foram encontrados, entre os quais um adolescente e uma criança de um ano.

As autoridades marítimas puseram a navegar um navio-patrulha na área a fim de auxiliar nas buscas.

Fortes rajadas de vento

O site da televisão R7, do grupo Record, relata o que se terá passado a bordo, quando o barco saía da escala em Porto de Moz com destino à localidade Senador José Porfíro. Aí, segundo um dos passageiros, a embarcação foi sacudida por fortes rajadas de vento, o que colocou as pessoas em pânico.

Consegui sair do barco logo que naufragou. Era umas nove da noite [1:00 de quarta-feira, em Lisboa]. Umas vinte pessoas também conseguiram sair e começamos a nadar para a margem. Chegamos na beira mata por volta das 3:00 [7:00 em Lisboa] da madrugada já, e saímos em busca de ajuda", contou um dos sobreviventes.

Segundo a R7, há 43 pessoas ainda desaparecidas.

Uma lancha, um barco-patrulha e duas aeronaves estarão já envolvidos nas buscas, numa zona onde não há rede de telemóvel e as margens do rio distam cerca de 12 quilómetros uma da outra.

Continue a ler esta notícia