As chuvas torrenciais que se abateram sobre a região autónoma de Navarra, em Espanha, ultrapassaram em larga escala todas as previsões dos meteorologias, que tinham decretado o alerta laranja. Em alguns pontos da região, a queda de chuva triplicou as previsões. As localidades de Tafalla, Olite e Pueyo foram as mais afetadas, com a subida “repentina e imprevista” dos rios Cidacos e Sansoain.

O rio Cidacos chegou a subir mais de quatro metros. De acordo com o jornal El País, às 17:40 locais (menos uma hora em Lisboa), o rio tinha 11 centímetros de altura. Às 22:20, já chegava aos 3, 71 metros e 50 minutos depois atingiu o pico máximo de 4,23 metros e um caudal de 275 metros cúbicos por segundo. Esteve muito perto do recorde atingido em 2007, em que chegou aos 4,36 metros de altura e aos 294 metros cúbicos por segundo.

Uma pessoa morreu na cidade de Moriones, município de Ezprogui. Trata-se de um condutor que foi arrastado pelas enxurradas e cujo corpo foi encontrado a 14 quilómetros de Sanguesa.
 

Várias estradas ficaram danificadas. A Polícia Foral de Navarra publicou, no Twitter, um vídeo em que mostra o estado em que ficou a Estrada Nacional 121, em Pueyo.

A ligação da autoestrada AP-15 à localidade de Tafalla chegou a estar cortada e só foi restabelecida durante a madrugada. Já o acesso da AP-15 a Pueyo continua cortado, de acordo com o Governo de Navarra, citado pelo jornal La Vanguardia.

São vários os vídeos publicados nas redes sociais, que mostram os danos provocados pela subida repentina dos rios Cidacos e Sansoain. 

Além dos danos materiais em carros, garagens, caves, estabelecimentos comerciais e industriais, bem como zonas desportivas, também o tráfego ferroviário foi interrompido.

Em apenas três horas, as chuvas triplicaram as previsões. As estações meteorológicas do Governo de Navarra falavam em 159,7 litros em Guedtadar e 100,2 litros em Tafalla.

Foram mobilizados efetivos dos bombeiros e da Polícia Foral, bem como da Proteção Civil. A Cruz Vermelha está de sobreaviso. Foi ativado o dispositivo de emergência de Nível 1 nos municípios de Tafalla, Olite, Pueyo, Pitillas e Beire.

As previsões apontam para uma melhoria substancial do estado do tempo, mas o Governo de Navarra continua a recomendar à população que não deixem os locais onde se encontram, se esses são seguros. E caso de emergência, pedem que liguem o 112 ou usem a aplicação My112, que geolocaliza facilmente o incidente.