Duas cópias de «Mein Kampf» de Hitler vendidas por 65 mil dólares - TVI

Duas cópias de «Mein Kampf» de Hitler vendidas por 65 mil dólares

Hitler

Livros assinados pelo líder nazi

Duas cópias raras do livro «Mein Kampf» assinado pelo então jovem nazi Adolf Hitler foram leiloadas na quinta-feira em Los Angeles por 64.850 dólares (47.332 euros), informaram leiloeiros.

A licitação dos dois volumes - primeira e segunda edição - do manifesto alemão estava inicialmente estimada entre 20.000 e 25.000 dólares na venda organizada pela Nate D. Sanders Auctions.

Onze pessoas participaram na licitação dos volumes, ambos assinados por Hitler e dedicados a Josef Bauer, um membro do partido nazi.

Hitler deu os livros a Bauer como presentes de Natal em 1925 e 1926, com dedicatórias de Boas Festas, informaram os leiloeiros.

Hitler escreveu «Mein Kampf» («A minha luta») na prisão, em Landsberg. Inicialmente pretendia dar ao livro o título de «Quatro anos e meio (de luta) contra as mentiras, a estupidez e a cobardia».

«Mein Kampf», que contém elementos autobiográficos e expõe a ideologia política do nazismo, nomeadamente o antissemitismo, começou com tiragens reduzidas mas sob o regime nazi (1933-1945) teve ampla difusão, chegando a ser distribuído gratuitamente aos recém-casados.
Continue a ler esta notícia