Adolescente faz frente a neonazi e recolhe aplausos no mundo - TVI

Adolescente faz frente a neonazi e recolhe aplausos no mundo

  • SO
  • 5 mai 2017, 18:40
Jovem escoteira manifesta-se contra neonazista

Lucie Myslíková é checa, escuteira, e foi uma das que enfrentou uma manifestação de cabeças rapadas na cidade de Brno. Momento foi registado, corre mundo e continua a ser louvado

"Děkuji, Lucie!". Traduzindo, "Obrigado, Lucie!". Assim termina a mensagem aberta, na rede Twitter, de Madeleine Albright, antiga secretária de Estado norte-americana, mas nascida em Smíchov, na República Checa, há 79 anos.

O aplauso de Albright vai para a escuteira de 16 anos, Lucie Myslíková. No 1.º de Maio, na cidade de Brno, foi uma das que fez frente a uma manifestação de neonazis, segurando uma tarja e argumentando com um dos skinheads.

O momento foi captado e a postura está a ser aplaudida, um pouco por todo o mundo.

A corajosa jovem checa Lucie Myslíková mostra-nos como conquistar o ódio e derrotar os demagogos", secreveu Madeleine Albright.

Debate agudo, mas não violento

O momento em que Lucie, tal como outros escuteiros, enfrentou os manifestantes foi captado pelo fotógrafo amador, Vladimir Cicmanec.

Ela permaneceu de pé. Tem 16 anos de idade e proferiu alguns argumentos profundos”, contou Cicmanec à cadeia de comunicação CNN, adiantando que os opositores à manifestação queriam "mostrar aos neonazistas que não são bem-vindos".

Pelo que conseguiu apreender, Cicmanec refere que Lucie debateu com o manifestante sobre o “conceito de nações e estados-nação, imigração, refugiados”.

Ela tentou explicar-lhe que o nacionalismo não faz sentido porque todos somos pessoas e não devemos ser tratados de forma diferente com base nalgumas distinções arbitrárias", acrescentou o fotógrafo.

O grupo a que Lucie pertence contou à CNN que ela terá confidenciado que "o debate foi agudo, mas não violento. Em rigor, o número de neonazis na manifestação era bastante inferior aos que estavam na contra-manifestação, onde se incluíam sete ou oito escuteiros.

A imagem corajosa da jovem foi entretanto partilhada pela Organização Mundial do Movimento Escutista na sua página do Facebook.

Pessoas de todas as áreas, e #Scouts entre eles, saíram às ruas durante uma manifestação de extrema-direita, ontem, para expressar o seu apoio aos valores de diversidade, paz e compreensão", refere a publicação, acrescentando a frase, "Criando um mundo melhor!".

Continue a ler esta notícia