Num bairro costeiro de Wamberal, no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, várias casas de luxo foram construídas à beira-mar correm agora o risco de cair no oceano.

Os residentes de mais de 40 casas ao longo da praia foram obrigados a abandonar as suas casas nos últimos dias devido à erosão costeira, que está a ameaçar estas habitações. Muitas estão danificadas, outras foram mesmo destruídas. Vídeos publicados nas redes sociais dão conta da força das marés.

 

 

As propriedades multimilionárias ficam localizadas num penhasco, mas as fortes ondas têm corroído a terra e têm acontecido vários desmoronamentos.

De acordo com a CNN, no passado fim de semana, algumas casas ficaram com os quintais engolidos pela água. As autoridades dizem que há dezenas de casas “em risco” e os moradores receberam ordens para guardar os seus bens e abandonar as habitações durante a maré baixa.

Ainda não é certo quando é que os residentes poderão voltar às suas casas, uma vez que as autoridades cortaram energia, gás e água às propriedades que correm mais riscos. Ao mesmo tempo, pedem aos membros da comunidade que fiquem longe da área.

 

Lara Ferin