Parlamento da Venezuela rejeita estado de exceção decretado por Maduro - TVI

Parlamento da Venezuela rejeita estado de exceção decretado por Maduro

(EPA/LUSA)

Para os deputados, o Presidente ignorou a Constituição do país. Um dos principais líderes da oposição pediu ao exército para escolher entre a Constituição e o Presidente

O parlamento venezuelano, onde a oposição tem maioria, rejeitou na terça-feira o estado de exceção e de emergência económica decretado pelo presidente Nicolás Maduro.

Os deputados, que votaram de braço no ar, consideraram que o estado de exceção “aprofunda a grave alteração da ordem constitucional e democrática que a Venezuela sofre”.

Para os deputados, Nicolás Maduro ignorou a constituição do país ao declarar, na segunda-feira, o “estado de exceção e de emergência económica” em todo o país, por 60 dias.

Um dos principais líderes da oposição na Venezuela pediu hoje ao exército do país para escolher entre a Constituição e o Presidente, depois de o Governo ter reforçado os seus poderes sobre a segurança.

“Digo às forças armadas que a hora da verdade chegou. Têm de decidir se estão com a Constituição ou com Maduro”, disse Henrique Capriles, em conferência de imprensa.

“Esta é uma decisão para os militares", adiantou.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE