Paul Nuttall é o novo líder do UKIP - TVI

Paul Nuttall é o novo líder do UKIP

Paul Nuttall

Eurodeputado britânico, e professor de História, sucede, assim, à breve Diane James, que sucedeu a Nigel Farage, o maior rosto do partido e do sucesso do Brexit no referendo de junho

Paul Nuttall é o novo líder do UKIP, Partido da Independência do Reino Unido. O eurodeputado britânico, e também professor de História, sucede, assim, à breve Diane James, que sucedeu a Nigel Farage, o maior rosto do partido e do sucesso do Brexit no referendo de junho.

O polémico Nigel Farage, que abandonou a liderança do partido após a vitória do "sim" à saída do Reino Unido da União Europeia, mas que foi mantendo a ligação ao UKIP até ser encontrado um sucessor, espera, agora, que o partido recupere a popularidade e ganhe apoio junto da classe trabalhadora, depois de um "verão difícil".

Paul Nuttal, 39 anos (fará 40 na quarta-feira), ganhou a corrida a John Rees-Evans e Suzanne Evans, ele que já foi vice-presidente do UKIP. Espera-se, agora, que consiga devolver a estabilidade perdida com a demissão de Nigel Farage e os 18 dias de curta liderança de Diane James, que também apresentaria a demissão.

O próprio Nigel Farage não escondeu o entusiasmo pela vitória do eurodeputado, admitindo que os últimos tempos foram complicados.

“Não têm sido os melhores meses para o UKIP e o nosso primeiro-ministro [Theresa May] tem estado bastante mal. Mas mudámos o centro de gravidade da política britânica e isso é um feito”, disse, nesta segunda-feira, após a eleição de Nuttal.

Na cerimónia, o Brexit foi, uma vez mais, louvado e Donald Trump tema de conversa.

"Foi o Brexit que, diretamente, levou à eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos. Fomos a inspiração para muito do que aconteceu”, afirmou.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE